Instituto Pensar - Filipinas celebrará ciência, tecnologia e inovação durante o Festival

Filipinas celebrará ciência, tecnologia e inovação durante o Festival

por Teresa Umali em 11/06/2018.

O evento de um dia ilustrará a estreita relação entre as pessoas na vida cotidiana e a comunidade científica, que muitas vezes é despercebida. Inovações tecnológicas e científicas que impactam os desafios aparentemente comuns da vida diária seriam apresentadas.
Um anúncio feito pela Agência Filipiana de Informação destacou o Aghambayan: Um Festival de Tecnologia e Inovação Científica DOST-UP que celebrará projetos científicos e realizações da comunidade científica a fim de aumentar a consciência pública sobre os valores da ciência e como ela melhora a qualidade vida de filipinos comuns.
Um festival que aumentaria a conscientização pública sobre os valores da ciência e seu papel na melhoria da qualidade de vida dos filipinos comuns será realizado no Centro de Convenções Internacionais das Filipinas (PICC) em 20 de junho de 2018.
Aghambayan: Um Festival de Tecnologia e Inovação Científica DOST-UP, um projeto conjunto entre o Departamento de Ciência e Tecnologia (DOST) e a Universidade das Filipinas (UP), celebrará os projetos científicos e realizações da comunidade científica.
Aghambayan segue a liderança iniciada pela celebração anual das Jornadas Regionais de Transferência de Tecnologia do DOST e o primeiro Festival de Conhecimento UP em 2016 que contou com ciência e outros ramos do conhecimento.
O evento de um dia ilustrará a estreita relação entre as pessoas na vida cotidiana e a comunidade científica, que muitas vezes é despercebida. Inovações tecnológicas e científicas que impactam os desafios aparentemente comuns da vida diária seriam apresentadas. Exemplos disso, desde o controle de pragas agrícolas até o uso altamente técnico de satélites e radares para mitigar os riscos ambientais.
Representantes de órgãos governamentais relevantes, como o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DENR), Departamento de Reforma Agrária (DAR), Departamento de Comércio e Indústria (DTI), Autoridade Nacional de Desenvolvimento Econômico (NEDA), Departamento de Orçamento e Gestão ( DBM), as Câmaras de Comércio estarão presentes.
Pesquisadores e docentes de instituições de ensino superior e universidades de pesquisa; formuladores de políticas; líderes da indústria e adaptadores de tecnologia; empreendedores de tecnologia e start-ups; investidores, e as Unidades do Governo Local (LGUs) também estarão no evento.
Haverá dois componentes principais do festival: primeiro, a exposição e exibição de trabalhos científicos sobre os temas de saúde e bem-estar, meio ambiente, desenvolvimento de recursos humanos e alimentares e criação de empregos; e a segunda é uma conferência com breves painéis de discussão e sessões de discussão que irão expor sobre as implicações políticas, a utilização e os usos da pesquisa científica e das inovações que beneficiam o público.
O Presidente da UP, Danilo Concepcion, dará uma mensagem sobre o bem público, extensão e transferência de tecnologia, enquanto o Secretário da Divisão Fortunato dela Peña falará sobre ciência para o povo. Outras características do festival são exposições de pôsteres, cantos de demonstrações de tecnologia e mesas de ajuda ao lado.
O festival vai celebrar e mostrar as conquistas do DOST e UP na ciência e suas contribuições para a nação. Também demonstrará como a ciência impacta o bem público e sua relevância para o dia a dia das pessoas.
O evento também destacará as contribuições políticas e as implicações da pesquisa científica e inovação. Também servirá como uma avenida para pesquisadores de alto nível e líderes do setor para explorar ideias e pesquisar oportunidades de colaboração, bem como uma plataforma de rede que fornecerá uma maneira inspiradora e inovadora de aprender e apreciar a ciência.
Entre as tecnologias que serão apresentadas estão o projeto UP Phil-LiDAR e o UP SENSLOPE. O projeto UP Phil-LiDAR tem como objetivo produzir mapas 3D de inundação e riscos para os 2/3 dos sistemas fluviais filipinos com o uso de LightDetection and Ranging (LiDAR).
O UP SENSLOPE é um sistema de monitoramento de escorregamentos composto por uma série de sensores que medem a umidade e a inclinação do solo. Os sensores medirão periodicamente vários parâmetros que afetam a robustez das encostas, como a intensidade da chuva, o teor de umidade e o movimento do solo. Os dados são então transmitidos sem fio para uma estação base central para processamento e análise.

Fonte: 



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: